
Algumas áreas exigem que seus colaboradores trabalhem em lugares fechados, seja por segurança ou por problemas com espaços. O insuflador de ar surgiu para trazer mais proteção e qualidade para a vida desses trabalhadores que desempenham suas funções em tais lugares. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue lendo!
Afinal, o que é um insuflador de ar?
O equipamento denominado como insuflador de ar nada mais é que uma máquina responsável por garantir a ventilação de determinado espaço de forma mecânica. É geralmente utilizado em ambientes confinados e pequenos para manter a troca de ar, trazendo mais qualidade para quem respira nesses espaços.
Segundo as normas nacionais do trabalho, espaços pequenos que limitam a entrada e saída de ar têm como obrigatoriedade o uso de equipamentos que façam com que a saúde do colaborador não entre em risco pela falta de ventilação. Por isso, a indicação do uso do insuflador de ar é mais do que necessidade, é uma forma de seguir a lei.
Para que serve o insuflador de ar?
Como mencionado acima, o insuflador de ar serve para promover a troca correta de ar presente na atmosfera. Alguns desses equipamentos são portáteis, leves e podem ser utilizados junto aos exaustores de ar. Não interfere em nada o desempenho um do outro, vai apenas do gosto de cada comprador.
Além disso, é o insuflador de ar que faz a dissipação das substâncias inflamáveis e tóxicas do ambiente, renovando o oxigênio do espaço. Outro ganho do investimento é com o conforto térmico proposto por ele e o ganho de tempo que era empregado na limpeza do local.
Vale a pena insistir no insuflador de ar?
Como mencionado, o insuflador de ar é de extrema importância para o ambiente de trabalho. Além de oferecer um local de trabalho mais qualificado, é também uma exigência da lei do país. Segundo a NBR 16.577:2017, a utilização de ventilação mecânica é obrigatória para garantir uma troca mínima de ar em atividades nesses locais.
O insuflador de ar também é importante para serem usados em áreas que envolvem algum risco de explosão. Isso porque, as suas ações protegem os colaboradores de potenciais de possíveis riscos de explosão. Inclusive, há uma espécie de certificação internacional que informa os níveis de proteção para esses lugares, como a ATEX e a Certificação do Inmetro. Esse tipo de documentação pode ser útil na imagem da empresa, além de ser bem vista na hora da contratação de novos talentos.